2a Reunião do Grupo de Estudos – Definindo objetivos e metas

O Grupo de Estudos sobre EaD do NUPA – Física e Matemática realizou ontem a 2a reunião em que foi basicamente discutido o artigo de Flávia Rezende, Susana de Souza Barros e Renato Araújo, sobre as bases teóricas que subsidiaram a elaboração de um ambiente para formação de professores de física, o Interage. Um relato mais detalhado com as inúmeras excelentes ideias discutidas e produzidas será postado em breve pelo relator da reunião. No entanto, divulgo o andamento da própria definição do grupo. Enquanto tal, o grupo já ganhou uma certa identidade coletiva e definiu melhor seus objetivos para o 1o semestre de 2011.
Os que estavam presentes, por favor, manifestem-se, comentem,  se faltar algum esclarecimento ou mesmo se discordarem. A síntese que faço da reunião aponta para as seguintes ideias:
– o Grupo tem como objetivo geral unir estudo/leitura de artigos e pesquisas sobre EaD e reflexão sobre os próprios cursos da UFSC, o de Física e de Matemática;
– os artigos são selecionados obedecendo um dos dois critérios: 1) deve tratar de concepção, teoria, noções, que têm embasado atores, ações e tecnologias relacionadas aos próprios cursos da UFSC (por exemplo, o que subsídia as ações, produções e reflexões do Lantec? o que subsídiou o Projeto Pedagógico dos cursos? que ideias subsidiaram a criação do Moodle, seu design, suas ferramentas?); ou 2) deve ser artigo da própria área de pesquisa dos cursos, ou seja, da área de ensino de ciências, ensino de física e educação matemática;
– também acordamos para este 1o semestre de 2011, centrar a reflexão num único tema: Hipermídias e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, produção e utilização;
– colocamos duas metas para este 1o semestre de 2011: 1) produzir textos, individuais e coletivos, em parte divulgados neste blog, que sistematizem essa reflexão; 2) produzir documento que ofereça subsídios para produção de avaliações sistemáticas e pesquisas  sobre essas tecnologias no contexto dos cursos da UFSC.
Assim, o que caracteriza o Grupo de Estudo é, essencialmente, e como o próprio nome diz, o estudo e a reflexão.
Lembro que o Grupo é apenas uma das atividades do NUPA que foram pensadas e propostas com0 um conjunto articulado visando um único objetivo geral: promover a circulação de conhecimentos e saberes que vêm sendo produzidos sobre a EaD, sejam eles vindos da pesquisa acadêmica, sejam vindos de trabalhos de avaliação, sejam eles oriundos da própria experiência e reflexão pessoal dos atores envolvidos nos cursos de Física e de Matemática da UFSC.
O NUPA, no entanto, é um espaço aberto. Outras atividades poderão ser propostas e realizadas, tendo relação com pesquisa e avaliação dos cursos de Física e Matemática.

Henrique Silva

Sobre Henrique Silva

Formado em Física, Doutor em Educação, professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Pesquisador da área de Ensino de Física/Ensino de Ciências.
Esse post foi publicado em Grupo de Estudos do NUPA e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s