Conexões: comunidade de prática e comunidade de pesquisa

Pesquisa em Ensino de Ciências/Ensino de Física e a produção da EaD pelo Lantec junto ao curso de Física

A partir da nossa última postagem, iniciamos uma série cujo objetivo é relacionar, de algum modo, o campo da pesquisa em ensino de ciências/ensino de física com demandas de questões e reflexão produzidas pelas equipes docentes do curso de Física EaD da UFSC e equipes de produção do Lantec. Essas equipes são formadas por físicos, obviamente, mas também por pessoas do cinema, vídeo, audiovisual, do design gráfico, design de hipermídia, pedagogos, especialistas em EaD, enfim, são equipes multidisciplinares.
Durante a produção/planejamento das disciplinas de Introdução à Física Moderna e Física E (circuitos de corrente alternada, equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas e ótica), do curso EaD de Física da UFSC, ao longo do segundo semestre de 2011, trabalho que envolveu, em reuniões semanais, professores e tutores das disciplinas e equipe de produção do Lantec, a equipe do NUPA esteve presente buscando anotar aspectos da produção e incentivando a formulação de questões que poderiam implicar num feedback de uma avaliação das disciplinas para  trabalho da equipe.
Tomando a produção e as demandas de seus atores como parâmetro, realizamos levantamentos bibliográficos na área de ensino de física e ensino de ciências visando estabelecer relações. De um lado, o que pensam/perguntam/demandam os atores… e, do outro lado, o que pensam/perguntam/pesquisam os pesquisadores da área.
Parte dessas ligações/conexões geram as postagens dessa área, parte se transforma em bancos de artigos, e listas de referências para futuras pesquisas e parte ajudará nos processos de avaliação das duas disciplinas.
Conexões com outras áreas são inevitavelmente realizadas e são extremamente importantes porque a área de ensino de ciências/ensino de física, na verdade, tomando como foco as especificidades dessas formas de conhecimento, precisa necessariamente dialogar com outras áreas, como a mídia-educação, por exemplo. Além disso, as próprias questões e olhares da equipe têm relação com outras áreas, pois se trata de uma equipe multidisciplinar, envolvendo gente do vídeo/audiovisual/cinema, designers gráficos, de hipermídia.
Essa concepção está sintetizada neste prezi (do NUPA) e foi apresentada no último ENPEC (2011), em Campinas, na Unicamp, por meio deste prezi (do ENPEC).

Contamos com sua colaboração com críticas, sugestões, comentários.

Henrique Silva
e equipe do NUPA

Sobre Henrique Silva

Formado em Física, Doutor em Educação, professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Pesquisador da área de Ensino de Física/Ensino de Ciências.
Esse post foi publicado em Pesquisa em Ensino de Ciências, sobre o NUPA e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s